Talvez você tenha trabalhado duramente para perder peso com dieta e exercício, e nas primeiras semanas observou seu peso ir para baixo ao subir na balança, se sentiu melhor com isso e viu que estava no caminho certo para alcançar o corpo dos seus sonhos. Agora, no entanto, após alguns meses por alguma razão que você não pode identificar, a escala da balança parou de se mover, apesar de sua dieta saudável, baixa em calorias e exercício físico regular ter funcionado no começo. Você atingiu um “platô” de perda de peso e não avança por mais que tente...

Não desanime! 

​É muito normal uma dieta para a perda de peso, retardar e até mesmo parar. Ao compreender o que causa um “Efeito Platô” de perda de peso, você pode decidir como responder a isso e evitar retrocessos em seus novos hábitos saudáveis.

Efeito Platô

Durante as primeiras semanas da dieta para a perda de peso, uma queda rápida em seu peso é normal. Em parte, isso ocorre porque quando você corta calorias, o corpo obtém energia necessária inicialmente liberando suas reservas de glicogênio, um tipo de carboidrato encontrado nos músculos e fígado. Glicogênio é parcialmente feito de água, então quando o glicogênio é queimado para a energia, ele libera água, resultando em perda de peso que é principalmente água. Este efeito é temporário, no entanto.

Com o passar de algumas semanas fazendo a dieta seu metabolismo fica mais lento e vai diminuir a sua queima de gordura, mesmo se você comer o mesmo número de calorias que ajudaram a perder peso no começo dela. Quando as calorias que você queima fica igual as calorias que você come, você alcança um platô.

Para perder mais peso, você precisa aumentar sua atividade física ou diminuir as calorias que você come. Se continuar usando a mesma abordagem que trabalhou desde o inicio da dieta você pode manter sua perda de peso alcançada, mas não vai levar a mais perda de peso.

Como você perde peso, você perde algum músculo junto com a gordura. Músculo ajuda a manter a taxa em que você queima calorias (metabolismo) para cima. Assim como você perde peso durante alguns dias ou semanas, seu metabolismo declina depois de algum tempo, fazendo com que você queime menos calorias do que quando iniciou a dieta e estava mais acima do peso.

Clique no botão abaixo e assista o próximo vídeo com mais uma super dica de como emagrecer de forma rápida e natural...

Emagrecimento e definição muscular dicas e receitas

Seu cadastro é 100% seguro!

My Image

Digite o seu melhor e-mail...

Baixe grátis este guia...

Deixe seu comentário.

Se você estagnou na dieta e não perde peso. Neste vídeo a Nutricionista Giovana Guido ensina como vencer o Efeito Platô e voltar a EMAGRECER sem sofrer catabolismo.

Como vencer o efeito platô e voltar a perder peso?

Efeito Platô

Estar preso em um patamar de perda de peso por dias ou possivelmente semanas eventualmente acontece com todos os que tentam perder peso. Mesmo assim, a maioria das pessoas ficam surpresas quando acontece isso com elas, porque elas ainda estão comendo com cuidado e se exercitando regularmente. A frustrante realidade é que mesmo os bem planejados esforços em qualquer dieta, a perda de peso pode parar a qualquer momento!

Quando você entra em um efeito platô, você pode ter perdido todo o peso que sua dieta atual e plano de exercícios pode oferecer em termos de calorias diárias na alimentação, ou mesmo força e peso de seu plano de exercícios físicos. Pergunte a si mesmo se você está satisfeito com seu peso atual ou se você quer perder mais ainda, caso deseje eliminar mais alguns quilos para chegar ao ponto desejado, você precisará ajustar então o seu programa de perda de peso.

Corte mais calorias. Corte mais suas calorias diárias em 200 desde que isso não fique abaixo de 1.200 calorias. Menos de 1.200 calorias por dia pode não ser suficiente para as suas atividades e você pode sentir fome constante, o que aumenta o risco de excessos na hora de comer.

Aumente seu tempo de exercícios. Aumente a quantidade de tempo que você se exercita na academia por 15 a 30 minutos e, possivelmente, a intensidade do seu exercício para queimar mais calorias. Adicionando exercícios como halterofilismo para aumentar sua massa muscular irá ajudá-lo a queimar mais calorias.

Coloque mais atividade em seu dia. Pense fora da academia. Aumente sua atividade física geral ao longo do dia se possível, andando mais a pé e usando seu carro menos, ou tente fazer o trajeto de sua casa ao trabalho de bicicleta, até mesmo uma vigorosa limpeza no jardim nos finais de semana pode ajudar a vencer o efeito platô e fazer você voltar a perder peso novamente.

Se você está empenhado em perder mais peso, experimente estas dicas para superar o platô:

Reavalie seus hábitos. Olhe para trás em seus registros de alimento e de atividade física. Certifique-se de não ter afrouxado as regras, por exemplo: comendo grandes porções durante algum dia ou fazendo menos exercício. É cientificamente comprovado que o afrouxamento de regras durante a dieta contribui para o efeito platô.

Não deixe o efeito platô de perda de peso te derrotar!

Não consigo emagrecer, e agora? Regras para se livrar do efeito platô e voltar a perder peso!

O que é um efeito platô de perda de peso?

O que causa um efeito platô na perda de peso?

Como você pode superar o efeito platô e voltar a perder peso?

Como você pode superar o efeito platô e voltar a perder peso?

Porque você já fez sua dieta e aumentou seu exercício, você já melhorou sua saúde. Se você está com sobrepeso ou obesos, até mesmo a perda de peso modesta melhora as condições de saúde crônicas relacionadas ao excesso de peso.

Faça o que fizer, não desista de seu alvo e acabe voltando a seus velhos hábitos alimentares e de falta de exercícios. Isso pode fazer você ganhar novamente todo o peso que perdeu. Comemore seu sucesso e continue seus esforços para manter sua perda do peso alcançada!

Se seus esforços para superar um efeito platô de perda de peso não estão funcionando, converse com seu médico ou nutricionista sobre outras táticas para tentar superar isso. Se você não pode diminuir ainda mais as calorias que você come ou aumentar sua atividade física durante o dia como recomendei no tópico acima, então em ultimo caso, você pode querer rever sua meta de perda de peso

Aprecie o peso que você perdeu!

Talvez o número que você está se esforçando para alcançar é irreal para você no momento...

​Lembre-se saúde em primeiro lugar!

Para complementar este artigo, recomendo a leitura deste livro criado pela Nutricionista Giovana Guido que ensina como acelerar o seu metabolismo, isso vai te ajudar muito caso tenha entrado no efeito platô e parou de emagrecer...

Receitas que aceleram o metabolismo

Compartilhe, seus amigos vão gostar...

FacebookTwitterGoogle+YouTubePinterest

Siga-me...